Reunião da ADEAP define preparativos para a 27ª FENAGRI em Juazeiro – BA

De 11 a 14 de julho, Juazeiro – BA, sediará a 27ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (FENAGRI). E na tarde desta quarta-feira (7), a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) realizou uma reunião com parceiros e entidades públicas para definir os preparativos para o maior evento da fruticultura irrigada na América Latina.

Participaram da reunião representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e os Institutos Federais de Juazeiro e Petrolina, PE (IF-Sertão).

A principal discussão foi em torno da criação de uma comissão de fomento ao conhecimento técnico e científico na FENAGRI. Será esse grupo que vai definir o conteúdo, estrutura e programação dos seminários, oficinas, visitas técnicas, minicursos, rodadas de negócios e exposições de produtos e serviços do evento. Além disso, foram discutidas questões como espaços para a promoção das atrações, transportes, busca por novos parceiros e a formação de coordenações por segmentos da feira.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix, a reunião serviu para reforçar o compromisso do município com o evento e as entidades parceiras. “São estas instituições que formam o corpo técnico para o desenvolvimento das ações, tecnologias, novos debates e daquilo que a feira se propõe a fazer, que é a difusão do conhecimento, potencias econômicos e apresentação de novas tecnologias”, disse ele.

Ainda segundo o titular da ADEAP e coordenador da FENAGRI 2018, uma nova reunião deve ser realizada no próximo dia 21 de março, às 14h30, no SENAR, para que as entidades apresentem à coordenação da feira o modelo dos cursos, minicursos e seminários a serem ministrados para os visitantes.

A feira

Promovida este ano no Juá Garden Shopping, pela Prefeitura Municipal e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), a 27ª FENAGRI terá como tema ‘Cultivando Sabores e Valores do Vale’. Durante os quatro dias do evento, a coordenação prevê um público de 40 mil pessoas que poderá conferir novas tecnologias, produtos e serviços dos segmentos da economia solidária, vitivinicultura, agro e enoturismo, agroindústria, agricultura familiar, caprinovinocultura, psicultura, apicultura e pesquisas agropecuárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *